sexta-feira, setembro 02, 2011



Não é difícil perceber como esta palavra mexe conosco e ao mesmo tempo sempre ganhou grande destaque em novelas e romance. O que significa esta palavra? Que multiplicidade de experiências ela encerra em si? O que podemos com certeza afirmar é que tememos ser traídos, porém a maioria das pessoas afirma já terem traído um momento ou outro de sua vida. Realmente é uma experiência ambígua na qual o destino nos pega antes mesmo de afirmarmos qualquer coisa a respeito do sentido por detrás da traição. A partir disso nos vem à questão: “É possível nos trair sem trair? Ou melhor, o que move a fidelidade?”. Carotenuto (2004) diz que antes mesmo do nascimento, somos fantasiados, “...quando ela fica sabendo que está esperando um filho, já fica fantasiando sobre ele”. E ainda completa dizendo que só existimos a partir da projeção de outro, precisamos disso, para existir precisamos que o self materno nos dê o sopro da vida através, primordialmente do nome. Assim, passamos a ser a projeção de nossos pais, tudo aquilo que eles não conseguiram ser, não reconhecem em si mesmos ou até todas as suas expectativas frustradas reencarnadas em uma nova possibilidade de ser, o filho. Logo, é como se estivéssemos fadados a trair, a se separar (tal qual Adão e Eva), do paraíso familiar. Em seu livro Amar Trair Aldo Carotenuto (2004) no apresenta as raízes linguísticas da palavra ‘traio’ que deriva do latino trado sendo composto de dois morfemas trans e do (= dar). Nesse sentido sempre vem à mente a idéia de dar alguma coisa que passa de uma mão a outra, tendo quase que o mesmo sentido da palavra tradição, que se refere a um conjunto de costumes passados de geração a geração.
Podemos vislumbrar que trair alguém em nossa cultura sempre foi visto como algo sujo, promíscuo e contra as leis morais dos “bons costumes”. Nos casamentos religiosos é comum que o noivo e a noiva realizem uma promessa de estarem unidos na saúde e na doença, na alegria e na tristeza até que a morte os separe. Tal dito, parte do pressuposto que o casal já se encontra unido a partir do momento que receberão a benção. Na maioria das vezes – como dito logo acima – tanto o homem como a mulher carregam um fardo, o fardo de se separar da família primária e construir uma família secundária, por isso ao casarem mesmo após a benção se encontram separados. Como o homem traz em si a imagem de uma primeira mulher (sua mãe) e a esposa de um primeiro homem (seu pai), muitas dinâmicas podem acontecer como a mulher se atrair (novamente o radical trado) por um homem que inconscientemente possui as características que ela internalizou de seu pai, portanto para fugir ao encontro com o pai a mulher constrói um homem ideal. Assim como o homem para fugir da mãe se atrairá por uma mulher ideal. Nesse sentido buscamos o igual a nós no outro, mas nos atraímos pelo que é diferente em nós mesmos, projetado no outro. Assim se manifesta o eros, o deus que flecha sempre qualidades opostas no sentido de uni-las de uma maneira ou de outra. O casal ainda se encontra separado por estar simplesmente se relacionando com a imagem que construiu para si mesmo de um homem ou mulher idealizados. A quebra disso implica na transmissão dos valores construídos individualmente de um para o outro, onde construídos podemos entender como refletidos e integrados.
O que eu quis dizer no parágrafo anterior, é que a maioria das pessoas deve antes de tudo confrontar a imagem idealizada e projetada no outro, da mulher ou homem ideal. E é aqui onde a traição se insere, no momento de passar ao outro o que eu sou, não o que ele gostaria que eu fosse. Trair nesse sentido significa tomar propriedade do homem ou da mulher que eu sou, quem sabe tal experiência abra as portas da percepção a ponto de descobrirmos que não sabemos nada a respeito do outro, que tudo que ele (ela) demonstrava ser era na verdade o que eu pintava, era na verdade o que eu precisava em mim mesmo. Só quando eu trair a imagem que o outro tem de mim – me revelando como diverso – poderei trair a mim mesmo ao me entregar a ele (ela). E nessa dinâmica se encontra o significado, a verdadeira união matrimonial, a união de duas solidões, de duas almas solitárias se construindo uma na outra. Assim podemos não taxar a traição ou elevá-la as alturas como algo que muitos fazem hoje no sentido de valorizar o próprio ego. Mas compreender a traição como uma passagem, como uma experiência de frustração de todas as expectativas idealizantes projetadas em nós que abrimos mão para tomar propriedade daquilo que somos. Já para o traído a experiência de vazio, de perda de significado e de abandono, é talvez a experiência de total desconhecimento e descontrole do que o outro possa ser. E ao mesmo tempo de quebra de referência da imagem construída a respeito do outro, é ai que podemos ver que o outro encarna em si um universo o qual cada vez que proponho conhece-lo o descubro mais misterioso e próximo de mim.

“A traição nos põe, portanto, diante de nós próprios; antes, parece que é só na traição que se torna possível esse pôr-nos diante de nós próprios, esse cessarmos de viver em reflexos que desconhecemos” (Carl Gustav Jung).

5 comentários:

  1. Por que as pessoas insistem em complicar algo que é tão simples??? Não é mais fácil simplesmente dizer que você precisa amar o outro pelo que ele é e não por aquilo que você quer ele(a) seja?

    A psicologia moderna dá dificuldade para vender facilidade!!! Ninguém merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse tão fácil esse "aceitar o outro como ele é" talvez não existisse a traição rs

      Excluir
    2. Se fosse tão fácil esse "aceitar o outro como ele é" talvez não existisse a traição rs

      Excluir
  2. O problema anonymous é que se fosse tão simples saber o que o outro é, talvez não precisaria existir psicologia. O problema é que não é tão fácil assim já que somos tão definidos por todos, sociedade, família e autoconceito. O Self foge a tudo isso! Agora quem quer pagar para ver, talvez consiga!

    ResponderExcluir
  3. Eu estava muito desconfiada que meu marido me traia até que uma amiga me indicou um programa espião de whatsApp , então decidir testar para verificar se funcionava, realmente funciona esse programa me ajudou a descobrir o safado me traia a tempos... recomendo a vcs também que faça o mesmo! https://espiao.com.br/

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer