segunda-feira, março 01, 2010


Este filme retrata um tema muito pertinente que vivemos na atualidade no contexto amoroso. Muitos casais decidem hoje viverem o que se denomina como relacionamento aberto, onde ambos optam pela total abertura no relacionamento amoroso onde cada um tem a liberdade de viver aventuras tanto sexuais como afetivas, totalmente a cara do nosso mundo pós-moderno. Lie to me conta a história de Samantha (Courtney Ford) e Mason (Steve Sandvoss) e como eles lidam com as complicações de uma relação aberta. Quando Samantha reencontra um velho namorado da faculdade (Brandon Routh) e Mason tem um encontro quente com a irmã mais jovem de seu melhor amigo (Shoshana Bush), ambos acabam se sentindo atraídos por outras pessoas.

Mason é um escritor que acaba de lançar seu primeiro livro de romance, e como todo escritor bem sucedido é muito cobiçado pelas fãs e por isso vê o mundo amoroso rico em possibilidade para serem vividas pelo garanhão que faz questão de colocar o som de seu celular como: “Faço sexo muito bem”. Samantha é uma estilista que esta com novas idéias para sua loja de roupas em construção e se identifica com Mason pelo seu narcisismo, ambos vêem muitas possibilidades amorosas e por isso optam por viverem um relacionamento aberto.

Porém a vida prega suas peças e Samantha passa uma noite inesquecível com seu ex-namorado sendo incentivada por Mason. Este último por sua vez procura não dar pistas e ambos calam os afetos e a necessidade de dependência, pela única lei que há entre eles, é proibido sentir ciúmes ou inibir o parceiro. Mason por sua vez se vê na condição de também ter que descobrir o que é se relacionar abertamente e encontra a virgem irmã de seu amigo que resolve ter a primeira vez com Mason. Enquanto a relação de Samantha com seu antigo namorado evolui, Mason parece não se importar, porém o relacionamento entre os dois acaba esfriando e assim Samantha descobre que está grávida, sabendo que Mason não quer ter filho ela conta a seu ex namorado que não concorda com o relacionamento dela com Mason.

No desenrolar da trama, Mason descobre que não é tão auto-suficiente assim e que precisa do amor de Samantha, porém é tarde demais para entregar seu anel de noivado, Samantha termina com Mason e casa-se com seu ex-namorado. Mason ainda tenta se relacionar com a irmã de seu amigo, mas recebe uma porta na cara dela e de seu amigo que descobre a relação entre os dois. Porém Mason descobre que se relacionar com alguém está para além de sexo e de satisfação masculina resolvendo assim ficar sozinho e sente-se satisfeito com isso.

É um filme empolgante onde nunca se sabe no que vai dar a relação entre o casal protagonista. Mason e Samantha precisam passar pela experiência da indeterminação, relacionamento aberto é algo indeterminado, não se sabe se ambos são casados (porque moram na mesma casa) se são namorados, ficantes ou até amigos. São tudo e não são nada, é essa situação que ambos se propõem viver, e não dá para não dizer que ambos foram corajosos. No caminho da individuação Mason se mostra desde o inicio preso a imagem da persona, onde consegue tudo o que deseja pelo seu jogo do flerte, atraindo suas mulheres e acabando por viver uma ilusão de que as têm, porém ele se nega a confrontar sua sombra e ver aquilo que ele não é, não dá conta de ser, o super homem, aquele que consegue a mulher que deseja, onde na verdade não consegue olhar o seu verdadeiro desejo por Samantha. É somente quando conversa com o amante de sua garota que percebe a fragilidade de seu ser, ele confronta seu duplo, o homem tradicional que se permite sentir frágil diante de uma mulher, aquele homem que se entrega, mas se relaciona verdadeiramente com Samantha. É quando o ser humano fica diante de sua pior miséria que encontra o seu maior paraíso. O encontro com a sombra é sempre uma experiência limítrofe, onde e moral é confrontada e é ai que sabemos onde está o nosso pior demônio, porém é só após tal experiência que temos condições de buscar a verdadeira realização, o verdadeiro significado. Mason diz que Ama as mulheres, o seu jeito, a maneira que elas agem, o cheiro delas e por isso se vê inebriado pela sua Anima, aquela que “O oriente dá-lhe o nome de tecedeira ou maia... a dançarina geradora de ilusões” (JUNG, 1988).


Já Samantha descobre o verdadeiro significado de relacionar-se, vê que não era tão auto-suficiente assim e que sempre desejou casar-se e ter um filho com alguém que realmente se importasse com ela, o que acabou acontecendo. Ambos descobrem o que é ver o outro como ele realmente é, Mason finalmente compreende que nem sempre por sermos totalmente transparentes com o outro estamos verdadeiramente nos relacionando com ele. Para Jung a Anima se manifesta justamente para que o herói se desvincule o suficiente do útero materno a ponto de conseguir ver o outro a partir de si mesmo, o que aconteceu com Mason, quando ele realmente projeta a figura da anima em Samantha e percebe com quem realmente ele se relacionava todo este tempo. Antes disse Mason vivia em seu mundo o mito do super-homem, ou melhor, a busca por essa imago que se tornou fracassada. Samantha por sua vez vê que seu ex-namorado realmente se preocupa com ela, e quer aceitá-la como ela é, já que mesmo não concordando com sua relação aberta - onde sempre pergunta: “Você não se importa com isso, ter de deixar Mason e ficar aqui comigo?”. – Aceita viver um romance com a sua ex-namorada, e a partir disso consegue lhe mostra o verdadeiro significado do amor. Assim o filme se encerra com a realização que Mason encontra em simplesmente encarar o seu eu como um escritor em busca do verdadeiro amor, e Samantha aceitando a felicidade de ser mãe e amada pelo seu marido. Ambos são enlaçados pela sua (o) Anima/ Animus encarando a verdadeira profundeza do seu ser e sabendo que: "Onde o Amor impera, não há desejo de poder; e onde o Poder predomina, há falta de Amor. Um é à sombra do outro" (Carl Gustav Jung).

2 comentários:

  1. Estou seguindo e adorando o Blog de vcs! Muito boa a ideia dos diferentes olhares de nossas "Psicologias".
    Também tenho um blog de psicologia, visitem:
    www.hiperestesias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber, a respeito do filme, se alguém pode me informar o nome da música que toca no celular do Mason no filme! Obrigado desde já!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer