sábado, agosto 28, 2010


Hoje comemoramos o dia nacional do psicólogo, porém muitas pessoas desconhecem ou até mesmo estigmatizam a figura desse profissional que tem como princípio gerar as condições para a realização do potencial máximo do ser humano. Os leigos estigmatizam quando reconhecem no psicólogo aquela figura que somente remove a loucura, ou mantém a normalidade social através da restituição da adaptação do comportamento do indivíduo. Tal concepção é muito ultrapassada tendo sido associada na verdade a figura do psiquiátra desde o século passado.
Desde já entendamos que o profissional da psicologia é aquele que de alguma forma esta alí para ouvir, o que o indivíduo (considerado louco) tem a dizer, se ele é louco, pirado, esquizofrênico? Não importa, o que importa é a humanidade dele, como ser humano o que aquele que é excluido e que de alguma forma saiu e se desviou da chamada "normalidade" (normose) tem a dizer. E ai descobrimos que há muito mais mistérios entre o normal e o patológico do que possa imaginar nossa vã filosofia (peço licença a Shakespeare).
Nesse sentido o psicólogo é aquele que dá uma oportunidade para a própria sociedade resignificar-se enquanto seus padrões pré-estabelecidos, dá a oportunidade para que ocorra a transformação, não tentando gerá-la artificialmente mas dando um espaço para que a transformação ocorra por si mesmo para e através do indivíduo. A cada processo que a pessoa passa como um individuar-se também dá a oportunidade do coletivo integrar-se formando a multiplicidade da sociedade. Isso significa que se o ser humano não se realiza como indivíduo, também não há como se realizar como sujeito social, não haverá um outro, porque verá só a si mesmo nos outros.

Portanto dou as felicitações e parabenizo a todos os profissionais da psicologia pelo nosso trabalho mercurial de gerar a possibilidade da alma gerar a si mesma!

Assim, o louco é na verdade a porta de entrada que nos possibilita vislumbrar o tudo e o nada humano. As infinitas possibilidades que há dentro de cada um de nós.

Salvem a todos, que possam ser loucos pela vida!

5 comentários:

  1. olá... achei seu blog por acaso...estava procurando um outro blog...e gostei muito do que vc postou no dia do Psicologo! seu blog ta muito legal... tb tenho um:
    www.deixaeu-tecontar.blogspot.com
    passa lá...
    bjoks

    ResponderExcluir
  2. Um dia especial para todos nós! :)
    Gostei muito do blog e uma vez que o modelo dominante é o psicanalitico, deixo aqui o meu espaço se quiserem visitar:

    http://estranhoquotidiano.blogspot.com

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Lindo post, Lu!
    Adorei seu blog. Se der dá uma passadinha no meu, é bem voltado pra psicologia mesmo.
    lurigueira.blogspot.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Caro colega, gostei deste post o do seu blog. Concordo com "Nesse sentido o psicólogo é aquele que dá uma oportunidade para a própria sociedade resignificar-se enquanto seus padrões pré-estabelecidos, dá a oportunidade para que ocorra a transformação, não tentando gerá-la artificialmente mas dando um espaço para que a transformação ocorra por si mesmo para e através do indivíduo."
    Quando comecei a minha carreira em 1975, até os médicos desconfiavam do psicólogo. Agora, é diferente.
    Boa sorte e Bom Ano de 2011.
    Mário de Noronha

    ResponderExcluir
  5. OI, achei o blog de vocês procurando mesmo. Tá inutilizável ou vcs são sem tempo???..
    Enfim, eu também tenho um blog, queria ser seguida. Sou Bipolar e Psicóloga, então meu sonho de consumo é ser seguida por psicólogos tb e psiquiatras, e bipolares, mas estes às vezes me irritam por me lembrar muito de mim. Podem me seguir??? Eu tÔ na carência....é mariannaguimarães.blogspot.com. Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer