sexta-feira, julho 03, 2009

Bem-vindos, todos amigos que visitam o blog "Olhares-Psi: Um blog de psicologia a 4 mãos".
Inaugurando o blog, gostaríamos de apresentar sua idéia central, que é a de discutir idéias e debater temas da psicologia, enquanto ciência e como profissão. Para isso, nos reunimos em quatro aventureiros, que se dispuseram a debater publicamente através da escrita as temáticas da psicologia, buscando discorrer sobre situações do cotidiano representativamente em quatro epistemologias: A do behaviorismo radical, da psicanálise, da psicologia analítica de Jung e das teorias humanistas-fenomenológicas.
Previamente, dizemos a nosso futuro leitor que esse trabalho trata-se muito mais de um trabalho de quatro mãos escritoras, mas pretende um multirão, palavra de origem tupi que significa "mãos juntas", ou seja, queremos reunir muito mais que nossas próprias mãos, mas fazer com que a publicidade do conhecimento traga para perto todos aqueles que desejarem se debruçar sobre as questões que cá forem suscitadas.
Para isso, nos reunimos em estudantes de psicologia (com exceção do Renato) que pretendem expor suas idéias sob a ótica da vertente teórica que mais se identificam, sendo que, a Mah dispôs-se a falar sobre psicanálise, a Luh, sobre as teorias humanistas, o Renato publicará temáticas da psicologia analítica e eu, finalmente, pretendo discorrer sobre as nuances do behaviorismo radical de Skinner e a análise do comportamento. Lembramos que, como estudantes, nos aventuramos pelo conhecimento que também é suscetível ao erro; por isso contamos com a presença e ajuda de todos leitores nessa nova construção.
Finalmente, faremos o possível para sistematizar o conhecimento e torná-lo acessível nesse site, lembrando que o conhecimento não é um cogito estático e imutável, mas trata-se de um fenômeno, um algo que se mostra constantemente assim como constantemente é construído pela realidade.


Boas leituras a todos!

- Equipe do "Olhares-Psi".

(Christopher Rodrigues, Marina Feitosa, Luana Afonso e Renato Santiago)
Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer